Let the sun shine in

Let the sun shine in

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O que é Inglês Instrumental?

O QUE É INGLÊS INSTRUMENTAL?

O inglês instrumental (ESP) é uma das inúmeras abordagens do ensino de língua inglesa que trata do inglês como língua técnica e científica e/ou de caráter geral, focalizando o emprego de estratégias específicas de leitura para compreensão de textos em inglês.

POR QUE INGLÊS INSTRUMENTAL?
Tendo em vista que o ensino básico em escolas de ensino fundamental e médio, escolas Técnicas e Universidades do Brasil ordinariamente sempre enfatizou a aprendizagem da gramática como principal objetivo, tornava-se necessária a introdução de uma abordagem específica da língua inglesa, que atendesse às necessidades profissionais do estudante dessas instituições, quais sejam leitura e compreensão de livros, revistas, catálogos, manuais operacionais, etc..., relativos `sua área de estudo.No ensino do Inglês instrumental as habilidades da língua inglesa (ouvir, falar, ler e escrever) se reduzem a uma só: à leitura, pois esta é a habilidade mais imediata de que estes alunos precisam. Entretanto, o professor de inglês instrumental deve, sempre que possível, praticar as outras habilidades.

QUAL É O OBJETO DE ENFOQUE DO INGLÊS INSTRUMENTAL
Seu objeto de estudo é o texto científico. O inglês instrumental tem como prioridade levar o aluno a ler um texto em inglês, mesmo o aluno não tendo noção nenhuma de inglês.

COMO É TRATADA A GRAMÁTICA NO INGLÊS INSTRUMENTAL?
Através das estratégias de leitura, que propiciem a compreensão do texto de um modo geral e/ou de um modo mais detalhado, conforme o objetivo do curso. Poderá haver algum enfoque gramatical apenas quando, no texto, isso for considerado um auxílio rigorosamente indispensável, jamais, porém, um fim. O estudo da gramática restringe-se, então, a um mínimo necessário, sendo normalmente associada ao texto.Geralmente, dá se ênfase nos sufixos, prefixos e afixos encontrados no texto.Os outros aspectos gramaticais são explorados também, porém, restringindo-se a um mínimo necessário.

QUAL É O OBJETIVO DO INGLÊS INSTRUMENTAL?
Uma vez que o ESP em nosso país quase não visa a comunicação oral em inglês, pelo fato de ter como objetivo, no segundo grau, explorar a interdisciplinaridade com outras matérias e preparar o aluno para os exames vestibulares, e, em outras áreas de estudos como o da pós graduação, preparar o aluno para ler textos em suas respectivas áreas, tendo sido comum o emprego da língua portuguesa em sala de aula. Dessa forma, o ensino do inglês instrumental, objetiva se, a capacitar o aluno a compreender e interpretar textos científicos e não apenas dominar as regras de gramática e vocabulário neles contidos.

QUEM É O ALUNO DE INGLÊS INSTRUMENTAL?
O inglês instrumental não exige do aluno conhecimento prévio da língua inglesa em nenhum aspecto. Um aluno que nunca estudou inglês anteriormente, pode perfeitamente ingressar em aulas de inglês instrumental sem sofrer nenhuma perda ou correr o risco de não seguir à diante nos estudos.É necessário que se formem grupos homogêneos de alunos para o curso de inglês instrumental, ou seja, alunos que dividem a mesma área de estudo científico (Biologia, Economia, Economia...) e que tenham o mesmo conhecimento prévio do aprendizado da língua inglesa (básico, intermediário, ou avançado). É possível trabalhar com grupos heterogêneos, porém será difícil para o professor escolher textos que atraiam a atenção da turma como um todo, bem como o grau de dificuldade dos textos a serem estudados.

COMO O ALUNO DEVE PROCEDER-SE AO LER UM TEXTO EM INGLÊS INSTRUMENTAL?
A princípio, ao ler um texto, o aluno deve usar três procedimentos, os quais são:
General comprehensionMain points comprehensionDetailed comprehension
General comprehension: É obtida através de uma leitura rápida para se captar as informações genéricas do texto, ou seja, o que é de maior relevância para o texto.
Main point comprehension: A leitura dos dos pontos principais exige que nos detenhamos com maior atenção na busca das informação principais do texto, observando cada parágrafo para identificar os dados específicos que mais interessam ao leitor.
Detailed comprehension: Este tipo de leitura é mais profunda que os anteriores. Exige a compreensão dos detalhes do texto e demanda, por isso, muito mais tempo. Deve ser cuidados, especialmente quando aplicada em instruções operacionais de equipamentos, experiências, etc.... de modo que seu funcionamento seja preciso e seguro.

Por quê o ESP no Brasil?
No Brasil, de um modo geral, Inglês instrumental (ESP) é uma das inúmeras abordagens do ensino de língua inglesa que trata do inglês como língua técnica e científica e/ou de caráter geral, focalizando o emprego de estratégias específicas. Seu objeto de ensino é o texto cientifico. O estudo da gramática restringe-se a um mínimo necessário, sendo normalmente associada ao texto.Uma vez que o ESP em nosso ais quase não visa comunicação oral em inglês, tem sido comum o emprego da língua portuguesa em sala de aula.O objetivo do inglês instrumental é fazer com que o aluno seja capaz de compreender e interpretar um texto científico e não apenas dominar as regras de gramática e vocabulário contido nele.

O QUE É UM TEXTO INSTRUMENTAL?
O avanço dos estudos lingüísticos mostram, através da pragmática, que existem diferentes níveis lingüísticos, que a língua pode variar de uma situação de uso para outra. O inglês instrumental mostra que é possível detectar os parâmetros de situações diferentes e torná-los a base do curso dos estudantes. Cada área do conhecimento humano utiliza recursos gramaticais e lexicais distintos. Por isso o enfoque dos textos de inglês inStrumental precisa ser voltado `a de conhecimento do aluno, isso faz com que os textos sejam atraentes para o aluno daquela área específica.É importante lembrar que os textos selecionados precisam ter I+1 (imput + 1), ou seja, os alunos têm que ter a impressão de vitória e derrota ao mesmo tempo quando terminarem de ler o texto, pois, se os textos parecem muitos fáceis, os alunos perderão o interesse, mas se parecem muito difíceis, os alunos se acharão incapazes. I+1 quer dizer: nível de conhecimento acessível, os alunos, mas com 1 nível a mais, ou seja, 70% de conhecimentos já estudados e 30% de conhecimentos novos.

COMO EXPLORAR UM TEXTO EM INGLÊS INSTRUMENTAL?
O texto instrumental, em geral, precisa vir sempre acompanhado de um pequeno questionário.Neste questionário é preciso que haja, pelo menos, três tipos de perguntas:

Perguntas voltadas às estratégias de leitura
Perguntas voltadas à compreensão do texto em si
Perguntas voltadas para os pontos gramaticais, se for o caso de facilitar a compreensão do texto lido.

source:"English For Especific Purpose", 1989.